Wednesday, May 18, 2011

Eterna contradição humana

A eterna contradição humana (conto de Machado de Assis)

Eu achei muito legal como Machado de Assis capturou este conceito através da ironia.

O ser humano parece ter um conflito constante dentro de si. Pessoalmente, eu acredito que quando nós nascemos uma lei é escrita em nós que nos puxa a fazer o bem. Que se vira uma evidencia de Deus. Mas também como nós nascemos no mundo que haja mal que e conseqüência dos nossos pecados, cada um de nós temos uma batalha do bem contra o mal.

Esta batalha tem tido vários nomes. Platão falou que era o apetite contra o espírito. Freud falou que era o Id contra o Super Ego. Judeus e Cristãos falam que é nosso espírito contra a nossa carne. Muitos dizem que é somente nossa consciência. Verdade é verdade apesar do nome que nós colocamos, realmente existe esta guerra interna.

Por causa disso o ser humano não é perfeito apesar dos loucos que se acham perfeito. Então nós sempre vamos errar de uma forma ou outra. Esta é a razão que muitos digam ser crente ou católico ou que se for, mas não sempre fazem o que eles pregam a ser. Não poupando eles de nada, mas eles são humanos que também tem este conflito. E isto também explica porque uma pessoa que parece ser tão cruel ainda é capaz de fazer um ato de bondade.

1 comment:

  1. Excelente reflexão. O autor, sem ter sido alfabetizado em Português escreve bem demais nesse idioma ( mérito dele) e nos obriga a pensar nesta eterna dicotomia. Parabéns!

    ReplyDelete